terça-feira, 16 de março de 2010

Uma vez brasileira... Esperança sinônimo de conquista.

O Brasil é realmente o país do futebol.
Fim de semana.  Na tv? Futebol. No msn, twitter, orkut, facebook e afins? Futebol. Tentar dormir um pouquinho? Não dá. Futebol. Só se escuta o “Ahhh, uhhhhh, pêêênalti, gooool” dos rádios vizinhos. E cá estou eu pra escrever no blog sobre... Futebol! Não vou negar que essa magia do futebol me encanta, esse amor, a energia de uma torcida apaixonada, afinal, sou uma fiel corinthiana. Mas tudo que é exagerado tem conseqüências desastrosas. E o futebol tem o poder de nos fazer voltar à barbárie. Basta ver os episódios lamentáveis que torcidas protagonizam em nome do amor que sentem por seus respectivos times. Amor? Não, fanatismo.
O amor não incita a violência. Muito pelo contrário.
E pior, há aqueles que se acham experts no assunto, aqueles que além de tecer comentários, querem escalar o time, ser o juiz do jogo e menosprezar o adversário. E o time dele é sempre o melhor.
Se ganha, tem competência. Se o time perde, o juiz roubou.
Se ganha, bate no que perdeu. Se o time perde, bate no que ganhou.
Bate no juiz. Bate na esposa, no filho, na mãe..... E ainda tem aqueles casos que não dão ibope para as emissoras e que cada vez mais se tornam frequentes, como o de um senhor de 60 anos, torcedor do Corinthians, que estava pulando no sofá do apartamento quando o time “rival” São Paulo levava um gol, enfartou, se desequilibrou e caiu do segundo andar. Nem era o time dele que estava jogando, ele enfartou de alegria porque o time rival estava perdendo. Hã? Que país é esse? Alguém enfarta ao passar pela rua e ver um cãozinho que foi atropelado agonizando na calçada? Ou ao ver uma família inteira embaixo de chuva pedindo esmola? As pessoas vestem a camisa do seu time, compram o ingresso, as bandeiras, as faixas de “já é campeão”, as cornetas, 50 mil, 60 mil fazem isso. Quantos deles não gastam absolutamente nada ao serem voluntários em um orfanato, asilo ou abrigo de animais? Não, de maneira alguma sou contra esse espetáculo lindo que é o futebol, torço, sofro, como qualquer torcedor apaixonado pelo seu time. Apenas condeno o exagero, o desperdício de devoção. Se gasta energia demais com umas coisas e nos dizemos cansados para outras tão ou mais importantes. Já presenciei várias vezes maridos se dizendo cansados pra ir à igreja com a família, mas nunca pra ir ao estádio.
Não tem temor a Deus, mas morrem de medo do rebaixamento.
Todo mundo dá força, luta pelo seu time, mas não luta pelo seu bairro, pela sua cidade, muito menos pelo nosso país.
“Se o país está desse jeito, é culpa dos governantes, da polícia, da falta de emprego, não investem em educação...”.
Não, a culpa é nossa. Primeiro porque somos nós que colocamos os governantes onde eles estão, somos nós que nos tornamos policiais, pra quem quer realmente trabalhar tem emprego sim e educação a gente recebe em casa, na escola recebemos instrução. Diploma de faculdade não lhe dá dignidade.
Assim como título de campeonato não lhe traz absolutamente nada a não ser euforia. Quem ganha o prêmio por ser campeão? O dirigente de clube, o treinador, a comissão técnica e os jogadores. Você? Uma dor de garganta por ficar horas gritando para empurrar seu time ou uma bela bronca do chefe na segunda por chegar atrasado ao trabalho, afinal, tinha que festejar o “seu” título até de madrugada.
Ame seu time, torça, chore, lute por ele. E da mesma forma, direcione toda essa paixão, essa força, para lutar por questões mais importantes e significativas.
O inconformismo pela injustiça e pela impunidade tem que ser muito maior do que aquele que você sente por ser vice no brasileiro ou porque seu time não foi para Libertadores. Além de ser o país do futebol, do carnaval, gostaria de um dia morar no país da pacificação, da punição às injustiças e corrupções, da preservação não só da natureza e dos animais, como da dignidade do seu povo.
Se pelo menos a metade da Nação Rubro-Negra, da Gaviões da Fiel ou da Mancha Verde fizesse a sua parte, com certeza teríamos um país muito mais do que hexacampeão em exercício de  cidadania. Eu gostaria muito de levantar essa taça..... Será que um dia nosso “time” terá elenco suficiente para vencer esse campeonato? 

06/12/09

Nenhum comentário: