quinta-feira, 3 de junho de 2010

Seguindo em frente

Sou Alguém que aprendeu que sempre é preciso saber quando uma etapa chega ao fim. Se insistirmos em permanecer nela mais do que o tempo necessário perdemos a alegria e o sentindo das outras etapas que precisamos viver. Encerrando ciclos, fechando portas, terminando capítulos, não importa nome que damos, o que importa é deixar no passado os momentos da vida que já se acabaram.

Foi despedido do trabalho? Terminou uma relação? A amizade tão longamente cultivada desapareceu sem explicações?

Vc pode passar muito tempo se perguntando por que isso aconteceu. Pode dizer a si mesmo que não dara mais nem um passo enquanto não entender as razões que levaram certas coisas, que eram tão importantes e sólidas em sua vida, serem subitamente transformadas em pó. Mas tal atitude será um desgaste imenso para todos: Seus pais, seus amigos, seus filhos, todos estarão encerrando capítulos, virando a página, e seguindo adiante, e todos sofrerão ao ver que VC está parado. Ninguém pode estar ao mesmo tempo no presente e no passado, nem mesmo quando tentamos entender as coisas que acontecem conosco.

O que passou não voltara: não podemos ser eternamente meninos, adolescentes tardios, filhos que sentem culpados ou rancorosos com os pais, amantes que revivem noite e dia uma ligação com quem já foi embora e não tem a menor intenção de voltar. As coisas passam, e o melhor que fazemos é deixar que elas realmente possam ir embora. Por isso é tão importante por mais doloroso que seja destruir recordações, mudar de casa, mudar de cidade, doar muitas coisas para o orfanato, vender ou doar os livros que tem. Tudo neste mundo visível é uma manifestação do mundo invisível, do que está acontecendo em nosso coração, desfazer-se de certas lembranças significa abrir espaços para que outras tomem o seu lugar. Deixar ir embora, soltar, desprender-se. Ninguém esta jogando nesta vida com cartas marcadas, portanto as vezes ganhamos, e as vezes perdemos. Abra a tua porta, mude o disco, engula teu orgulho, olhe para o espelho e sorria pra VC...

"E DEIXE DE SER QUEM ERA, E SE TRANSFORME EM QUEM REALMENTE É!"

Um comentário:

Daniela Prata disse...

Helia,
Amei seu texto! Tão difícil fazer este "desapego emocional"... eu mesma tenho uma dificuldade enorme quanto a isto, um horror sem fim, até que um dia, simplesmente passa!
Bjo,
Dani